Última rodada do Baianão vai ser adiada? Entenda o imbróglio
Por Igor Novaes
10:07 | 04/05/2021

Desde a definição da data da última rodada da 1ª fase do Baianão 2021, no último dia 27, muitas movimentações de bastidores aconteceram – por iniciativa principalmente do Esporte Clube Bahia – para que houvesse um remanejamento nas datas do confronto.

Na ocasião, o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani criticou a data escolhida pela Federação Bahiana de Futebol: “Não entendi nada dessa tabela divulgada pela FBF. Dia 5 não podemos jogar, pois temos jogo dia 4 pela Sul-Americana. A FBF estava avisada que a partir de maio usaríamos alguns atletas do (time de) transição na Copa do Nordeste, Sul-Americana e Copa do Brasil. A FBF sabia que se prolongasse o campeonato teríamos problema de data. Realmente não entendi. Imagino que tenha sido um erro que será corrigido”.

O jogo citado pelo dirigente tricolor é a partida válida pela 3ª rodada da Copa Sul-Americana, contra o Independiente-ARG, marcada originalmente para esta terça-feira (04), às 7 e 15 da noite, na Arena Fonte Nova, e a FBF não atendeu o pedido de adiamento feito pelo Bahia.

Última rodada do Baianão está (até agora) suspensa pela justiça após apelação do Sindicato dos Atletas. (Foto: reprodução).

Na noite desta segunda-feira (03), a 7ª Vara do Trabalho decidiu suspender toda a rodada do Campeonato Baiano após uma ação movida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia (SINDAP-BA). O motivo da decisão é o não cumprimento do intervalo mínimo de 66 horas de descanso para os jogadores já que, como citado na fala de Bellintani, atletas que vinham disputando o Baianão seriam aproveitados no time principal do Tricolor e segundo o regulamento do certame estadual, todos os jogos da última rodada devem ser disputados ao mesmo tempo.

De acordo com a Rádio Nova Salvador FM, o presidente da FBF, Ricardo Lima, pretende entrar com recurso para manter todos os jogos às 19h30 desta quarta-feira, sob o argumento de que durante toda a competição o Bahia usou seus aspirantes no torneio estadual e os profissionais nas demais competições. Outro fato que estava sendo utilizado pela entidade foi o adiamento (até então) do jogo entre Bahia e Independiente, por parte da Conmebol, já que 8 atletas do time argentino haviam testado positivo para a Covid-19 já no aeroporto da capital baiana.

Esta última decisão caiu por terra na manhã desta terça-feira. A entidade máxima do futebol sul-americano recuou e manteve a realização da partida. Até o fechamento desta matéria, a FBF ainda não havia se pronunciado oficialmente e nem recebido algum parecer favorável da justiça para que haja a realização dos jogos desta quarta. Dentre eles, Vitória da Conquista x Atlético de Alagoinhas, jogo decisivo na briga contra o rebaixamento. Confira abaixo os jogos da última rodada do Baianão 2021:

  • Bahia de Feira x UNIRB, na Arena Cajueiro.
  • Doce Mel x Juazeirense, no Barbosão.
  • Jacuipense x Bahia, em Pituaçu.
  • Vitória x Fluminense de Feira, no Barradão.
  • Vitória da Conquista x Atlético de Alagoinhas, no Lomantão.
Receba todas as notícias no seu WhatsApp!
Cadastre-se e faça parte da lista de transmissão do Diário Esportivo!