FBF e clubes definem datas e fórmula do Baianão 2020

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou na tarde desta terça-feira (12), em sua sede, o conselho técnico do Campeonato Baiano de 2020, reunindo representantes dos 10 clubes da 1ª divisão e da própria entidade.

Na oportunidade, o presidente da FBF, Ricardo Lima, confirmou a manutenção da fórmula de disputa dos últimos anos: fase de classificação disputada em turno único no sistema de pontos corridos, em 9 rodadas, todos contra todos. Os quatro melhores se classificam para as semifinais (em jogos de ida e volta) e os vencedores avançando para as finais (ida e volta).

Em relação ao número de equipes rebaixadas, havia a possibilidade de acontecer um aumento de um para dois clubes, porém, a proposta foi vetada por unanimidade.

Presidente do ECPP, Ederlane Amorim, esteve representando o clube na reunião. (Foto: FBF).

Para as vagas nas competições da CBF, ficou definido assim:

O campeão estadual terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste. A segunda será dada ao melhor clube do estado no ranking da CBF e a vaga para a Pré-Copa do Nordeste será do dono da melhor campanha no Baianão que não estiver com as duas primeiras vagas.

Para a Copa do Brasil, os três melhores do campeonato terão direito às vagas. O Jacuipense sugeriu que uma ou duas vagas fossem destinadas a alguma competição estadual a ser disputada no segundo semestre, mas os outros 9 clubes rejeitaram a proposta.

Já para a Série D de 2021, duas vagas serão destinadas aos donos de melhor campanha do Baianão que não estiverem nas 3 divisões principais do futebol brasileiro. A terceira vaga será para o campeão da competição estadual que será disputada no segundo semestre e se caso esse torneio não seja realizado, o terceiro melhor do Baianão fora das séries A, B e C, herdará a classificação.

Todos os clubes estiveram representados no arbitral. (Foto: FBF).

Por fim, a Copa Governador – ou outra competição que seja organizada pela FBF em seu lugar, no segundo semestre – poderá dar ao seu campeão, uma vaga no Brasileirão Série D de 2021. Oito clubes rejeitaram a proposta da FBF para inclusão de todos os participantes da Segunda Divisão de 2020. Bahia e Vitória se absteram. Ficou decidido que apenas campeão e vice da Série B disputem a competição.

O Árbitro de Vídeo está mantido para o estadual do ano que vem e apenas nos jogos das finais será utilizado.

O Baianão começa no dia 15 de janeiro e o jogo de volta da final acontece no dia 26 de abril. A tabela de jogos será divulgada nos próximos dias.

Fique atualizado!
Siga o Diário Esportivo nas redes sociais:
Compartilhe essa matéria
Cadastre-se e receba notícias esportivos de Vitória da Conquista e região direto no seu WhatsApp!

*Ao se cadastrar, você concorda em receber notícias de Vitória da Conquista e região no seu WhatsApp.