Sem vencer desde a 7ª rodada, o Vitória da Conquista viu suas chances de classificação para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro caírem de 79,7% (após a vitória por 3 a 2 sobre o Jaciobá – AL, lanterna do grupo) para atuais 56,5%, de acordo com as projeções do professor Marcelo Monteiro, Mestre em Matemática pela Ufba.
A queda casa justamente com o período em que a equipe passou a ser comandada pelo técnico Elias Borges. Após a chegada do treinador, festejada por parte da torcida principalmente pelo histórico de Borges como treinador do Alviverde, o Vitória da Conquista ainda não venceu. Foram 4 jogos com 1 derrota e 3 empates, 8 gols sofridos e 7 marcados. O aproveitamento é de 25%.
Antes de Elias, o time era líder do Grupo A-4 com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, tendo marcado 11 vezes e sofrido 11 gols em 7 jogos. Na época, o aproveitamento da equipe era de 61,9%. Hoje, o time é o 4º colocado no grupo A-4.
De acordo com as projeções matemáticas, para se garantir na próxima fase o Vitória da Conquista precisa atingir os 22 pontos. Como está com 16, o Bode precisa conquistar pelo menos 6 dos 9 pontos que ainda vai disputar para assegurar a vaga sem depender de outras equipes. Sendo assim, a equipe de Elias Borges precisa saltar dos atuais 25% de aproveitamento para mais de 66% rendimento nos próximos três jogos.
As projeções, segundo o professor Marcelo Monteiro, são calculadas a partir de um algoritmo elaborado por ele junto com professores da Ufba, que baseia-se em questões técnicas e utilização de cálculos com probabilidades e estatística.
Confira as chances de classificação de todos os times do grupo do Vitória da Conquista:
1° ABC : 95,9%
2° Itabaiana: 93,7%
3° Central: 60,8%
4° Vitoria da Conquista: 56,5%
5° Coruripe: 49,9%
6° Potiguar: 43,2%
Próximos confrontos do alviverde na primeira fase da Série D:
Hoje (11/11), 15:30 – ABC x Vitória da Conquista
Sábado (21/11), 16:00 – Vitória da Conquista x Freipaulistano
Ainda sem data/horário confirmados – Coruripe x Vitória da Conquista