Arbitral do Baianão 2022 define mudança em número de rebaixados
Por Igor Novaes
9:25 | 20/11/2021

Nesta sexta-feira (19), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou o Congresso Técnico que definiu detalhes do regulamento do Campeonato Baiano 2022, bem como suas datas de início e término.

Representantes dos clubes na sede da FBF. (Foto: Ascom/FBF)

A reunião que foi realizada na sede da entidade e contou com a presença do presidente Ricardo Lima e sua diretoria, também teve a participação de representantes dos 10 clubes que vão disputar o certame: Atlético (atual campeão), Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Doce Mel, Jacuipense, Juazeirense, UNIRB, Vitória e Vitória da Conquista, com o seu mandatário e candidato de oposição à presidência da FBF em 2022, Ederlane Amorim.

Também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Atletas, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE) e da TVE, emissora detentora dos direitos de transmissão da competição.

A fórmula de disputa permanece praticamente a mesma dos últimos anos. Todos contra todos em turno único disputado em 9 rodadas, com os 4 melhores avançando para as semifinais e seus vencedores fazendo a final. A única mudança é o número de clubes rebaixados que passou a ser 2, uma reivindicação de diversos clubes ao longo das últimas temporadas.

No entanto, ficou definido que para esse rebaixamento de duas equipes se concretizar, a Série B do Campeonato Baiano de 2021 precisa ser disputado por no mínimo 10 equipes, com o acesso do campeão e do vice. Do contrário, apenas 1 equipe será rebaixada e apenas o campeão da Segundona será promovido. Este critério teve voto favorável de 7 equipes e do Sindicato dos Atletas, enquanto Vitória da Conquista, UNIRB e Doce Mel foram contrários.

Além dos clubes e da FBF, Sindicato dos Atletas e BEPE estiveram presentes. (Foto: Ascom-FBF).

Por fim, ficou definido que a FBF arcará com todos os custos da arbitragem durante a competição, possibilitando que os clubes possam fazer seus investimentos de uma maneira mais livre.

A competição tem início previsto para o dia 19 de janeiro, uma quarta-feira, com o jogo de volta da final acontecendo no dia 3 de abril, um domingo.

VAGAS EM COMPETIÇÕES DA CBF:
Copa do Brasil 2023: campeão e vice
– Copa do Nordeste 2023: campeão e melhor baiano do ranking da CBF.
– Pré-Copa do Nordeste 2022: melhor campanha do estadual que não esteja na fase de grupos da CNE. Caso o campeão baiano não esteja na Série A ou Série B do Brasileirão, a vaga da Pré-CNE vai para o 2º melhor baiano do ranking da CBF.
– Série D 2023: 3 melhores campanhas de equipes que não estejam nas 3 primeiras divisões nacionais.

Receba todas as notícias no seu WhatsApp!
Cadastre-se e faça parte da lista de transmissão do Diário Esportivo!